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27/03/2023 | 17:36h

Os clientes estão indo embora. Entenda o motivo!

Nenhuma empresa gosta de perder clientes e para garantir o sucesso de qualquer negócio além de conquistar novos, é preciso manter os atuais e fidelizá-los.

Para que os clientes não abandonem a sua empresa, é extremamente importante estar sempre investindo em treinamento para as equipes, fazer um controle de qualidade de atendimento e também dos produtos vendidos, procurar soluções rápidas e que agradem os clientes e também buscar os melhores métodos de vendas.

Talvez essa seja uma conta que muitos empresários não fazem, mas o custo de aquisição de um novo cliente sempre é maior do que o custo para manter um cliente já conquistado. Dessa forma, criar estratégias e elaborar planos de ação para que o cliente não saia da sua empresa é fundamental a todo momento.

Mas a princípio é preciso entender o comportamento dos clientes para poder ver os sinais que eles mostram quando estão a ponto de abandonar uma empresa. Esses sinais muitas vezes são sutis e cabe ao empresário ficar sempre atento!

1-      Sempre compara seu produto, serviço ou preço com outra empresa.  Isso é o principal sinal de alerta. Nesse momento é preciso ter cautela, entender o que ele realmente busca e oferecer o produto ou serviço que atenda as expectativas do mesmo. Entre na negociação para ganhar e deixá-lo muito satisfeito. Não é o momento de se fazer de vítima e criticar os produtos ou serviços dos concorrentes que ele apresentou. Foque nos seus pontos positivos. E o mais importante, se ele abriu comparações com sua empresa é porque ele tem motivos para abrir uma negociação com você.

2-      É preciso entender que às vezes as pessoas passam por algumas situações distintas do momento da compra anterior. Não é porque você sabe que essa pessoa gosta sempre de preto por exemplo que só vai oferecer produto dessa cor, pode ser que ela procure algo diferente. Claro que devesse focar no gosto do cliente, mas nunca esqueça de abir o leque, afinal de contas, a escolha final é dele.

3-      Quando há uma série de reclamações do mesmo cliente. Essa reclamação pode ser feita aos vendedores, gerente, em redes sociais ou até mesmo com o fabricante do produto que você revende. Insatisfação além de gerar uma falta de credibilidade, gera perda desse cliente e também da rede de contatos do mesmo. Nesse caso, é importante que você chegue diretamente até ele e tente resolver o problema de uma forma cautelosa e que o deixe com a sensação de que foi a melhor escolha dele.

4-      Como diz um velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Faça-se sempre presente na vida do seu cliente. Um simples: “Tenha uma ótima semana! “ pode fazer toda diferença. Nunca deixe o contato acabar ou morrer. Não dê tempo para ele estar reavaliando as próprias necessidades e pode estar em busca de outras alternativas, antes de retomar o contato.

A comunicação e proximidade com o cliente faz que ele se sinta confortável de resolver qualquer problema ocorrido e ainda ficar satisfeito. Quando não há essa proximidade, fica mais fácil ele trocar de empresa.

Sabe como ÓTICOM pode te ajudar com tudo isso? Com o módulo Whatsapp integrado, o OTICOM envia mensagens de acordo com as suas configurações para os seus clientes pelo período que você estipular.

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