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26/04/2024 | 15:25h
Saiba como a indicação pode ajudar a ampliar suas vendas!
O marketing é essencial para entregar aquilo que seu cliente precisa, portanto, fazer marketing para óticas é a chave principal do seu negócio.
Se você precisa aumentar sua base de clientes, um programa de fidelidade é uma boa alternativa.
Vamos iniciar entendendo o que são vendas por indicação?
É simples: o método consiste em aproveitar seus clientes atuais para obter recomendações para novos clientes em potencial. Ou seja, é quando alguém em sua rede de contatos sugere ou apresenta sua empresa a um parente ou amigo, abrindo o caminho para uma nova venda para a pessoa que vai conhecer seu produto ou serviço.
Isso pode acontecer espontaneamente durante uma conversa orgânica ou como resultado de esforços conscientes de marketing de indicação.
Por que esse método funciona?
As vendas por indicação dão muito certo, em geral, porque ajudam a preencher a lacuna de confiança entre sua empresa e a pessoa que recebeu a indicação. Ela alavanca a boa vontade entre o cliente que foi aconselhado a conhecer seu negócio e a pessoa que o indicou.
Como aprimorar as vendas por indicação na ótica?
Se você está tentando aumentar as vendas e melhorar seus resultados, apostar nas referências e indicações por parte de sua carteira de clientes atual será uma excelente proposta. O sucesso dessa estratégia depende, é claro, das ações que vai adotar. Veja 3 ideias que serão ótimas para receber mais indicações quentes!
Estruture um programa de vendas com regras claras
Elabore um bom programa de vendas, com regras transparentes e descomplicadas. Você terá uma experiência ainda melhor se investir em um sistema de gestão exclusivo para a ótica, tendo acesso a relatórios em tempo real e melhoria contínua de seus processos e controles.
Trabalhe com esquema de recompensas
Se você quer mais visibilidade para sua empresa a partir da recomendação de seus clientes, pode ser muito interessante oferecer algo em troca. Nesse cenário, que tal montar um sistema de recompensas?
Podem ser: cupons de desconto, pontos em um programa de troca de produtos e upgrade em outros planos. Como ponto de atenção, é bom tomar cuidado com a escolha de itens muito caros na ótica. Isso pode mudar o perfil de seus clientes e, dessa forma, também a ideia central do programa. Com uma boa preparação, você consegue elaborar algo atrativo, mas que caiba no orçamento da empresa e que vai evitar desgastes financeiros desnecessários.
Invista em marketing digital e parcerias com influenciadores
Aproveitar o potencial de exposição nas redes sociais e na mídia on-line é um caminho incrível para estar na “boca do povo”. Organize parcerias entre sua marca e influenciadores confiáveis, a fim de levar mais longe seus produtos e promoções.
É importante escolher canais digitais que tenham o perfil do seu negócio. Os consumidores que chegam através desses meios on-line tendem a indicar clientes com perfis semelhantes.
Agora você já sabe como e por que as vendas por indicação funcionam. Quanto mais pessoas você alcançar com a adoção de nossas dicas, mais indicações você potencialmente vai receber. Poderá ampliar seus resultados, a partir de um investimento muito baixo, atribuindo mais competitividade à sua ótica.