Blog
14/02/2024 | 15:29h
Ticket médio: o que é e como funciona.
Se você tem uma ótica, sabe como é importante acompanhar as principais métricas de vendas e assim ter um panorama geral do desempenho do negócio e partir para eventuais planos de ação quando algo não vai bem. Um dos indicadores importantes para o varejo é o ticket médio.
A maneira pela qual seus clientes consomem e o quanto gastam em suas compras oferecem dados muito significativos, que podem influenciar nas suas estratégias de marketing, no manejo do seu estoque e, até mesmo, no atendimento. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a sua leitura!
O que é ticket médio?
De uma forma resumida, podemos definir o ticket médio como o valor médio gasto pelos seus clientes nos pedidos. Em outras palavras, essa é a métrica que mostra a média de quanto as pessoas estão gastando quando compram de você.
Basicamente, quanto maior for o ticket médio, mais estão gastando nas transações efetivadas, o que permite compreender que o seu público está satisfeito com os produtos, sua variedade e eventuais promoções. Por outro lado, se for muito baixo, você pode estar pecando em alguns desses aspectos, não sabendo despertar o interesse do comprador.
Qual a importância do ticket médio?
O ticket médio ajuda a compreender o que pode ser melhorado e o que não precisa ser mudado. Porém, para isso, é preciso considerar o histórico da ótica, avaliando crescimentos ou reduções nas vendas.
Como calcular o ticket médio?
Existem diferentes formas de calcular o indicador, mas a mais utilizada é uma fórmula simples, uma vez que se trata de uma média de valor. Para isso, basta conhecer dois parâmetros e dividi-los. Eles são o montante total faturado e o número de pedidos. Com isso, você chega ao ticket médio, ou seja, quanto cada cliente gastou em cada compra.
Como aumentar o ticket médio?
Agora que você já sabe como calcular o ticket médio, deve estar se perguntando se existem maneiras de aumentá-lo. Logicamente, isso é perfeitamente possível, sobretudo se você adaptar algumas estratégias. Uma delas é atrair um público mais qualificado, direcionando seus esforços de marketing para consumidores que possam gastar mais.
Outra tática de muito sucesso é oferecer combos de artigos complementares, criando promoções para itens que se completem, como óculos e produtos de limpeza de lentes, por exemplo. Você também pode disponibilizar frete grátis a partir de determinado valor, levando o cliente a gastar na adição de algo a mais, para economizar no transporte.
Como você pôde ver, o ticket médio é um indicador muito importante, que pode ajudar a identificar pontos de melhoria na sua ótica e ajuda a traçar estratégias mais acertadas para suas vendas!
Quer melhorar a gestão da sua ótica? Conheça o ÓTICOM e o que ele pode fazer pelo seu negócio? Peça uma demonstração gratuita já!