Blog
09/09/2022 | 08:11h
Despesas pessoais x Despesas da ótica: uma separação necessária
Olá, empreendedor! Você também não separa suas despesas pessoais das despesas do seu negócio? É muito comum principalmente em pequenos negócios não haver essa separação das despesas da pessoa física e da pessoa jurídica, e esse pode ser um erro muito grave na gestão do negócio. Nesse post vamos lhe dar algumas dicas importantes para que você possa realizar essa separação na sua ótica.
1) Contas bancárias diferentes: por menor que seja o seu negócio, desde que você tenha um CNPJ, é muito importante que tenha uma conta PJ para a empresa e não utilize a sua conta pessoal para realizar os pagamentos e recebimentos da sua ótica. Se você ainda não tem conta PJ devido aos custos para abrir e manter uma outra conta, atualmente existem muitas instituições financeiras que já oferecem conta PJ gratuita, sendo assim, os custos com a nova conta bancária não será uma desculpa para não abrir uma conta PJ para sua ótica o quanto antes.
2) Defina um “salário” para os sócios: o lucro da sua ótica não deve ser retirado mensalmente como seu salário. Defina um percentual do lucro ou um valor fixo mensal para retirar mensalmente como salário, chamado tecnicamente de pró-labore, e o restante do lucro do período deve permanecer na empresa para ser reinvestido no negócio.
3) Faça o controle de custos e despesas separados: você deve contabilizar as receitas e despesas da sua ótica separadamente das suas despesas pessoais. Separe as contas com aluguel da loja, compra de mercadorias, impostos a pagar e salário dos funcionários, das suas contas pessoais como alimentação, transporte, educação, dentre outras.
4) Utilize ferramentas tecnológicas: desde simples planilhas a aplicativos e software de gestão, a utilização de uma ou mais ferramentas podem te ajudar nessa tarefa, pois já que o intuito é separar as contas, as melhores soluções tecnológicas para gerir suas finanças pessoais podem não ser as melhores soluções para o seu negócio, por isso é interessante que você faça esse controle em ferramentas especificas para cada finalidade afim de obter um melhor resultado e ter maior facilidade no uso, pois estará utilizanda a ferramenta correta para a finalidade correta.
O ÓTICOM é um sistema desenvolvido especificamente para o seguimento ótico. Ele é intuitivo e de fácil usabilidade, possibilitando ao usuário lancar todas as contas a pagar e a receber da empresa, tornando mais simples o controle financeiro de sua ótica. Ele também conta com recursos específicos para óticas como cadastrar as receitas oftalmológicas de seus clientes.
São várias opções de planos disponíveis pelo ÓTICOM, acesse nosso site para conhecer essas opções e escolha a que melhor se adequa ao seu negócio. Caso tenha alguma dúvida, nossos consultores estarão à disposição para ajudar. Oferecemos treinamento e suporte diário até as 22h para melhor atendê-lo.
Gostou do nosso conteúdo e quer receber mais como este para melhorar a gestão da sua ótica, assine nossa newsletter, pois estamos sempre preparando novas dicas para auxiliar nossos clientes na melhor gestão do seu negócio.