Blog
10/08/2022 | 08:49h
PIRATARIA OU INFORMALIDADE: Isso está matando seus sonhos?
O trabalho de um Gestor de óticas é normalmente estafante, mas as reviravoltas pelas quais o mercado tem passado durante e pós pandemia, desde meados de 2020, tornam as coisas ainda mais mirabolantes.
É preciso mudar o jeito de ser e de fazer as coisas, hoje é preciso trabalhar mais alçadas e convencimentos, tentar estar sempre próximo aos clientes, conectados a eles e empenhados em como resolver a dor que ele tem.
As vitrines das óticas as vezes é preciso mudar três vezes por semana para atrair públicos diferentes, dependente de onde a ótica está localizada e, no gerenciamento, há necessidade de controle de zonas de aquecimento, por exemplo para quem tem mais de uma loja.
O gestor espera que o vendedor tenha uma postura ativa, pois o ciclo de venda está muito mais curto que em anos anteriores e se as óticas tiverem as mesmas práticas de dois ou três anos atrás, não irão muito mais longe.
Estima-se que cerca de 15% das crianças e quase todos os adultos acima de 45 anos precisem usar óculos. Atualmente, existem inúmeros tipos de lentes, com tratamentos especiais, e consequentemente isso acabou caindo no gosto de muitos, e fez com que o uso dos óculos principalmente entre crianças fosse se tornando algo divertido. Os óculos de grau são a maneira mais simples de se corrigir as ametropias – erros refrativos oculares e agora também virou um acessório que combine com um estilo.
Algumas pessoas colecionam óculos pois fazem disso um hobby e outras preferem ter uma para cada estilo de roupa. Há aqueles mais conservadores e clássicos que sempre utilizam os mesmo modelos e cores.
Lembrando que a lente correta e no grau correto contribuem para o bem-estar de quem o usa, e que se faz necessária consulta médica pelo menos a cada ano.
Um concorrente que muito tem preocupado o Gestor de óticas é a pirataria e a informalidade. A concorrência desleal é pesada: principalmente para o segmento de solar, pois esse mercado ainda está muito pulverizado.
A conscientização da população sobre a importância de uma ótica de confiança, sobre como a consulta com um oftalmologista é um dos pilares que um gestor de óticas precisa se edificar para poder crescer e ampliar seu faturamento.
Segue abaixo 3 danos que óculos de má qualidade pode causar a visão:
1) DORES DE CABEÇA E IMAGEM DISTORCIDA
Dores de cabeça e distorção da imagem são alguns dos problemas causados por materiais de baixa qualidade pois não recebe o mesmo controle de qualidade das demais. Além de que a matéria prima utilizada, o design e até o grau indicativo na lente não são devidamente regulamentados e podem, na maioria das vezes, não ser o que se diz.
2) RISCOS A SAÚDE DA VISÃO
Não existe garantia de que a lente está em consonância com a necessidade do paciente e a prescrita pelo médico, bem como a armação ser a indicada para suportar tal lente. muitas vezes uma distorção aparentemente descomplicada pode mascarar doenças graves como glaucoma e outras doenças silenciosas e que pode levar à cegueira. Fique atento a isso.
3) INEXISTENCIA DE GARANTIA DE PRODUTOS
Um dos fatores que acabam sendo ligados diretamente ao bolso de quem opta por comprar produtos piratas é a exclusão ou inexistência de garantias caso aconteça algum dano relacionado ao uso. Ao comprar óculos com procedência o Código de Defesa do Consumidor assegura o direito a 90 dias para acionar a garantia. É comum às marcas estenderem esse benefício ao consumidor efetuando troca, assistências. Sem contar as regalias que óticas de confiança oferecem ao cliente: limpeza da lente, ajuste das hastes.