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25/08/2022 | 09:29h

Faturar 2x mais com os mesmos clientes seria fantástico para o seu negócio?

FATURAR 2X MAIS COM OS MESMOS CLIENTES SERIA FANTASTICO PARA O SEU NEGÓCIO

Muitas empresas ainda gastam muito dinheiro para conquistar novos clientes. Porém seria muito mais barato manter aqueles que já tem. Saber como vender mais para o mesmo cliente permite que sua ótica tenha um volume de vendas maior e, melhor ainda, com constância.
Há duas situações em que você pode vender mais para o mesmo cliente: aquela que acontece enquanto o cliente ainda está na sua ótica quando você oferta um produto adicional e aquela que ocorre depois que ele já saiu da sua ótica. A segunda situação é aquela que é muito conhecida como pós-venda ou upsell. É importante ter compreendido como o seu cliente fez a primeira compra e que necessidades outros produtos poderão agregar na sua primeira compra.
Para fidelizar o cliente ou garantir uma recompra, a experiencia com a primeira compra deve ter sido muito satisfatória. Por isso, proporcione uma experiencia incrível. Atenda com entusiasmo, coloque sua equipe a disposição, dê instruções, faça acompanhamentos, etc.

11 DICAS DE COMO PROMOVER A FIDELIZAÇÃO:
1- INVESTIR EM ATENDIMENTO;
Afinidade com o vendedor e a atenção recebida fazem com que o cliente da sua ótica se sinta acolhido e volte e comprar. Contar com colaboradores bem treinados e orientados para o bom atendimento, é a maior garantia de vendas e satisfação do cliente.
Um vendedor bem treinado consegue atender bem sem parecer um tirado de pedidos, ou seja, receber bem e saber demonstrar as qualidades do produto ou serviço em questão, além de fazer vendas agregadas.

2- PESQUISAS DE SATISFAÇÃO;
As pesquisas de pós-venda servem para conhecer melhor o seu consumidor. Os dados recolhidos nessas pesquisas ajudam a entender o que essas pessoas acharam sobre a experiência de compra na sua ótica. Além disso, você pode também saber quais outros produtos essas pessoas comprariam em uma outra oportunidade, qual as suas preferências. Nessas pesquisas consegue-se identificar o grau de satisfação com o produto adquirido ou com o serviço recebido.
Respostas negativas são a chance que você tem nas mãos de mudar a opinião de um cliente e fidelizá-lo.
Pode haver uma resistência em participação das pessoas, para isso é preciso criar uma estratégia para a adesão dos clientes. Uma delas é oferecer descontos na próxima compra ou brindes.
3- CADASTRAR CLIENTES;
Fica muito difícil falar em aumentar faturamento, aumentar vendas se não se tem conhecimento de gestão.
Quando se cadastra um cliente é possível ter informações valiosas em mãos. O mais importante é saber como usar essas informações. Entenda o perfil de compra de cada um de seus clientes: Qual a periodicidade de compra, ticket médico, se o médico prescritor da receita é sempre o mesmo. Se toda a vez que ele foi trocar a lente dos óculos ele também trocava a armação. Se houve mais de um produto na Ordem de Serviço. Se há algum tratamento especial nas suas lentes. Essas são algumas informações importantes que é possível obter ao ter tudo cadastrado em um sistema de gestão.
Outra informação importante é: inatividade dos clientes. O ideal é que eles comprassem regularmente, mas sabemos que nem sempre isso acontecerá. Gerar recorrência é algo que precisa ser estimulado pela sua ótica. E não se esqueça: Seu cliente deve sempre lembrar da sua ótica.
4- SE PROMETEU CUMPRA;
Muitas empresas para não perder uma venda tem mau hábito de prometer um monte de vantagens que, com certeza, não poderá cumprir. Mas eles se esquecem que podem até ter uma venda, mas que isso não vai virar recorrência. Portanto, se você prometeu algo ao seu cliente, cumpra a promessa.

5- FAÇA SUA EMPRESA SER LEMBRADA;
Um grande erro das empresas é não treinar o vendedor. Deixar que o seu cliente tenha mais informações do seu produto que os próprios vendedores. Isso faz com que a confiança não seja plena e que sua empresa seja esquecida facilmente.
Mas é importante que as empresas sejam lembradas. E lembradas por motivos bons. Fazer o uso de brindes para fazer com que seu nome faça parte do dia-a-dia do seu consumidor é uma grande estratégia. Além de demonstrar o cuidado que a sua empresa tem por ele, seu nome ficará gravado em sua memória, aumentando as chances de uma nova oportunidade de venda. Mas para isso é necessário que seu brinde seja algo que agregue ao seu cliente. Não adianta dar algo que ele não vai usar, ou que não seja vinculado ao seu produto. Pense em estojos diferenciados, limpadores de lentes, correntes para segurar óculos, ou seja, algo com a sua marca, mas que o seu cliente use.
O momento para fazer a ação deve ser pensado pois esse tipo de brindes gera custos para a empresa. Utilize de datas como aniversários, dia das mães, dos pais ou de algum profissional ou mesmo aposte em indicações;
6- CUPONS DE DESCONTOS
Os cupons de desconto são uma estratégia muito utilizadas pelas óticas nos dias atuais. Sejam vendas presenciais ou on-line. Há aquelas que optem por descontos progressivos, ou seja, quanto maiores indicações ou maior número de compras de peças, maiores os descontos;
É preciso ter um valor agregado ou um produto agregado que eleve o valor da sua venda (lembrando que existe uma grande diferença entre valor e preço).
A estratégia de escassez consiste em projetar no consumidor a ideia de que aquela oferta é limitada seja por quantidade ou por prazo. Dessa forma, gera-se um pensamento de que o cliente não terá aquela oportunidade novamente, o que faz com que ele corra para comprar.
7- ENTREGAS GRATUITAS
O frete Grátis serve tanto para lojas físicas quanto para as lojas virtuais. Ofereça entrega gratuita na mesma cidade. Tenha um entregador de confiança e pague por entrega. Em caso de despesas de correios ou transportadoras, tenha opções de fretes mais variados para que não tenha um custo muito alto.
8- AUTOMAÇÕES COM AUXILIO DE CRM
O Clieent (vamos deixar o site dessa ferramenta) é uma das soluções que utilizamos para a gestão de relacionamento com o cliente. Este CRM tem uma forma de gerenciamento de contatos muito simples e fácil de ser utilizada por qualquer empresa e ainda tem um ótimo custo-benefício.
Automações com cadencia de e-mail e lembretes podem gerar novas vendas.
9- APROVEITAR AS TROCAS E VENDER MAIS
Essa estratégia já é explorada em vendas. Mas é de extrema importância entender o motivo da troca para que a nova venda não se torne outra troca futura e as vezes por produtos de valores inferiores.
Um vale-desconto pode ser enviado junto com a troca para aquisição de um novo produto.
10- INDICAÇÕES
Em caso de uma venda, se indicar um amigo e ele comprar você ganha um cupom de desconto na próxima compra ou mesmo um brinde. Essa prática tem sido muito comum nos dias atuais.
11- DATAS COMEMORATIVAS
As datas comemorativas são ótimas oportunidades para explorar um contato com aqueles clientes que não compram há algum tempo. Até mesmo aqueles que se mantêm ativos podem receber seu contato, o que é uma ótima forma de gerar oportunidades de vendas.

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